Previous
Next
Previous
Next

Conteúdo do Blog

O que é Mezanino?

Mezaninos são partes de uma construção onde ela recebe mais um pavimento, em edifícios com pé-direito duplo. Saiba o que são mezaninos e onde utilizá-los.
Mezaninos são partes de uma construção onde ela recebe mais um pavimento, em edifícios com pé-direito duplo.

Esse tipo de espaço possui diferentes finalidades e formatos, sendo necessário consultar os códigos de obras a fim de verificar quais as dimensões e formatos permitidos.

Onde utilizar um mezanino?


Os mezaninos geralmente são utilizados para fazer o aproveitamento de uma área em uma edificação de pé-direito alto que não estava sendo utilizada anteriormente.

Em residências, os mezaninos normalmente são utilizados para criar um novo ambiente, adaptando-o a rotina de seus moradores e dando uma nova opção de decoração. É comum ver mezaninos em casas com a função de escritório, pequenos banheiros, closet ou guarda-roupas, etc.

Nas indústrias, os mezaninos são utilizados com a finalidade de concentrar áreas de escritórios e administrativas. Eles também permitem observar o andamento dos processos no interior da planta industrial.

No comércio, as posições variam de acordo com o tipo de varejista. Lojas de variedades ou de móveis e eletrodomésticos costumam trabalhar com mezaninos mais ao fundo da loja e acessos com o pé-direito duplo. Tanto o primeiro pavimento como o pavimento de mezanino servem como áreas de vendas. A ideia de não repetir a planta nos dois pavimentos permite manter a área útil superior com produtos e torná-la visível.

Já em supermercados, áreas administrativas e refeitórios são ocupadas por mezaninos, geralmente sobre as áreas de caixas e seções como açougues e padarias. Nesses lugares, é mais difícil (não impossível) se usarem sobrelojas, visto que são armazenadas compras em carrinhos e os acessos são por escadas.

Mezaninos na construção civil


Do ponto de vista de engenheiros, arquitetos e profissionais da construção civil, um mezanino se assemelha a um pavimento comum, exceto em alguns aspectos, como pé-direito inferior insuficiente (onde se podem prever apenas armários abaixo ou isolar a área) ou a presença de sacadas (que devem ter aspecto ou vãos máximos que variam segundo cada local).

Fonte: Escola de Engenharia

Gostou? Compartilhe

Veja Mais